• Dicas estratégicas para advogados conquistarem seus propósitos profissionais.
      

    Dicas estratégicas para advogados conquistarem seus propósitos profissionais.

    Como alcançar seus propósitos profissionais em sua carreira jurídica?

    O início do mês de Janeiro é o momento certo para recapitularmos sobre o que fizemos e o que deixamos de fazer em nossas profissões no ano passado. Hora de revisar e criar novos objetivos e resoluções. Tempo de formar estratégias que nos ajudem a alcançar o que desejamos em curto, médio e longo prazos para nossa carreira jurídica. A ciência pode nos auxiliar nessa empreitada.

     

    Benjamin Harkin da Universidade de Sheffield e seus colegas fizeram 138 estudos com 19.951 participantes que foram monitorados durante a tentativa de alcançar propósitos relacionados à saúde e com a motivação profissional. Os resultados mostraram um padrão de três passos que todos podemos seguir para nos ajudar a alcançar nossos objetivos.

     

     

    Passo 1: Assista de perto e frequentemente seu progresso.

     

    A primeira coisa a fazer é definir propósitos que podem ser medidos. Desta forma, você pode monitorar tudo que você for conseguindo. Por exemplo, digamos que você deseja se especializar em um ramo do Direito de Família ou entender mais sobre Marketing e Redes Sociais para Escritórios de Advocacia, através de um curso livre e prático, como propósito. Esta ideia é boa, mas você não pode medir, porque há muitos passos antes de chegar ao nível da especialização. Assim, os objetivos que podem ser medidos seriam “pesquisar cursos”, “me inscrever no curso que gosto”, “assistir a primeira aula”, etc.

     

    Com propósitos como estes que são de curto prazo, o progresso pode ser observado com mais cuidado usando qualquer método que sirva para a gente: criar um calendário de tarefas pequenas, onde todos os dias você gaste um pouco de tempo para chegar ao objetivo e não perder um dia para evitar quebrar a cadeia. Ou, fazer uma lista de coisas feitas, em vez de coisas por fazer.

     

     

    Passo 2: Foco no objetivo.

     

    Ainda que dividir um propósito em pequenas tarefas gerenciáveis seja necessário para que comecemos e não a vejamos como algo impossível de se fazer, devemos sempre manter os olhos sobre o prêmio e medir o quão perto estamos de alcançá-lo. Isto significa que você não tem que ser tão rigoroso com a forma como você trabalha para alcançar seu objetivo.

     

    Seguindo o exemplo de conquistar sua especialização através de um curso, você assistirá às aulas presenciais e, durante o fim de semana repassará o que aprendeu com o facilitador. Mas esta rotina não tem que ser exatamente a mesma porque sempre têm dias em que você não pode cumpri-la. Aqui é onde você pode mudar a maneira de enfrentar o objetivo, sempre e quando cumpra seu objetivo final: conquistar sua especialização.

     

     

    Passo 3: Declare seu objetivo publicamente.

     

    Embora alguns pensam que devem manter secretos seus objetivos para alcançá-los, verificou-se nestes estudos da Universidade de Sheffield, que quanto mais público forem seus propósitos, mais vontade você tem de se ocupar deles. Conquistar conhecimento e aplicá-lo no dia a dia de seu escritório de advocacia, atendendo de forma assertiva seus clientes, é sempre prazeroso - além de todo o ganho profissional.

     

    O que acha de por tudo isso em prática e alavancar sua carreira? Conheça os cursos do IABD e escolha o seu.

     

     

    Um abraço para todos!

    Fonte: Blogthinkbig.com. "Estratégias apoiadas pela ciência para ajudá-lo a atingir seus propósitos." Texto editado. Por Gabriela González. https://goo.gl/8f5zJG


    Ana Brocanelo - IABD - Instituto Ana Brocanelo de Direito

    Publicado por Ana Brocanelo

    Advogada especialista em Direito de Família e Sucessões e em Direito Médico. Com 20 anos de carreira, atua na docência nas áreas de família e trabalhista, além de cursinhos preparatórios para a OAB. Membro do IBDFAM e da Comissão de Direito de Família e Sucessões da OAB/SP. Atualmente é sócia do Ana Brocanelo Sociedade de Advogados e idealizadora do IABD.


Inscreva-se para receber notícias e novidades sobre nossos cursos